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Empresários de micro e pequenas empresas de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama contarão, a partir de abril, com uma série de soluções empresariais para tornar mais fácil acesso de pequenos negócios à internet e ao potencial de vendas geradas pelo comércio eletrônico.
No primeiro semestre de 2012, aproximadamente 5,6 milhões de pessoas fizeram a primeira compra online no Brasil, o que significa que o País já soma o número de 37,6 milhões de e-consumidores. Os dados da e-bit, empresa especializada em pesquisas do setor, indicam o crescimento do e-commerce.
De acordo com um estudo realizado pela AméricaEconomia Intelligence, na América Latina, o comércio eletrônico brasileiro já representa 59,1% de todas as transações realizadas, enquanto o México representa 14,2%, seguido por Caribe, com 6,4%, e Argentina, com 6,2%.
Os números apontam para um cenário promissor e, principalmente, de oportunidades para as micro e pequenas empresas. Porém, de acordo com análises da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), as empresas de pequeno porte representam apenas 20% de toda a movimentação do segmento.
Para tornar mais fácil o acesso dos pequenos negócios à internet e ao potencial de negócios gerados pelo comércio eletrônico, o Sebrae/PR, na região noroeste do Estado, lançará em abril o Projeto Negócios Digitais.
Empresários de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama que ‘enxergarem’ na rede uma alternativa para aumentar a rentabilidade do negócio terão condições de buscar conhecimento em uma série de soluções empresariais, que são oferecidas pela entidade.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, os dados referentes ao crescimento do comércio eletrônico indicam que as micro e pequenas empresas devem estar atentas a essa fatia do mercado.
“Foi com base em informações do segmento, que o Sebrae/PR, no noroeste paranaense, formulou a proposta do Projeto Negócios Digitais. A ideia é oferecer condições para que as micro e pequenas empresas estejam e aproveitem a internet de alguma maneira, como, por exemplo, aparecendo e mantendo relacionamento com clientes, o que pode gerar mais vendas na loja física e até, quem sabe, vendendo pela própria web. Além de estar na internet, é fundamental conhecer a internet, para que, estando dentro ou fora da rede, a internet não se torne uma armadilha para o empresário”, explica Adriano Pereira da Silva.
No conjunto de soluções empresariais propostas pelo projeto, os participantes terão uma série de informações sobre como criar uma estratégia eficiente para inserir a empresa na internet, desde a criação de um site ou blog, envio de e-mails marketing, o uso das redes sociais e, também, como comercializar produtos e serviços com e-commerce.
“Serão cursos, palestras, workshops e consultorias individuais, onde cada empresa terá um atendimento personalizado, para que os conteúdos discutidos em sala de aula possam ser aplicados na prática. A ideia é que o empresário conheça as possibilidades da internet, seu potencial na geração de negócios, e a utilize para ser uma empresa mais competitiva.”
Para isso, explica Adriano Pereira da Silva, o Sebrae/PR vai ajudar o empresário a realizar um diagnóstico para saber a situação atual da empresa e ajudá-lo a traçar um plano de ação, que indicará qual é a melhor ferramenta. “Nas consultorias, queremos construir junto com o empresário, a melhor e mais eficaz estratégia de ações na internet, especialmente para sua empresa, isso porque já sabemos que as empresas possuem necessidades diferentes e por isso ferramentas diferentes são necessárias” explica.
O consultor ainda reforça que o comércio eletrônico foi responsável por mais de R$ 24 bilhões em vendas no Brasil, só em 2012, o que representa com um acréscimo de 46%, comparado a 2011. “O Brasil deverá ser o quarto maior mercado mundial de e-commerce em 2015 e estima-se que, nos próximos cinco anos, o comércio pela internet representará 30% de todo o comércio.”
A proposta do Negócios Digitais é que em cerca de 120 dias os participantes do Projeto já tenham condições de criar estratégias para inserir o pequeno negócio na internet. “A ideia é propor agilidade aos empresários de micro e pequenas empresas para que eles aproveitem, o quanto antes, essa onda irreversível”, diz o consultor do Sebrae/PR.
Inscrições
O lançamento do Projeto Negócios Digitais acontece em abril, com data ainda a ser definida. Mas os empresários da região noroeste interessados em participar da iniciativa podem já entrar em contato com o Sebrae/PR, nos escritórios de Campo Mourão, no telefone (44) 3523-2500; em Paranavaí, no telefone (44) 3423-2865; e em Umuarama, no telefone (44) 3622-7028.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae