Postar no X
Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), apurados pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), apontam que, em junho deste ano, 1.368 consumidores se tornaram inadimplentes em Paranavaí. O número é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 1.097 clientes apresentavam atrasos de pagamento.
Para orientar e auxiliar empresários e colaboradores, que atuam no crediário das empresas, sobre como aplicar critérios e medidas preventivas para evitar a concessão de aval financeiro a clientes incapazes de quitar prestações, o Sebrae/PR em Paranavaí realiza, de 15 a 18 de julho, mais uma edição da capacitação “Análise de crédito visando a redução da inadimplência”.
O objetivo, de acordo com o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, é apresentar aos participantes as ferramentas disponíveis para análise de crédito durante o processo de venda. As inscrições para o treinamento estão abertas e podem ser feitas até segunda-feira. Ainda há 11 vagas disponíveis e a capacitação acontece das 19 às 23 horas.
Segundo Wendell Gussoni, a inadimplência no município acontece porque muitas micro e pequenas empresas ainda deixam de tomar alguns cuidados ao realizar vendas a prazo. Para sanar essa falha, o treinamento traz orientações práticas e aborda técnicas e metodologias de análise de concessão de crédito que permitem a realização de vendas a prazo mais seguras.
“Com as orientações, os empresários e as pessoas que trabalham com a concessão de crédito na empresa terão condições de fazer análise de maneira mais prática. Além disso, é uma forma de alertar as muitas empresas que ainda trabalham com crediário próprio ou que não fazem consulta de cheques e a sistemas de proteção ao crédito”, observa o consultor.
Para o gerente da ACIAP, Heli Antônio, a iniciativa do Sebrae/PR é fundamental para que os empresários saibam se prevenir contra esse ‘vilão’ das finanças, que é a inadimplência. “Incentivo empresários e colaboradores a participarem da capacitação e também os motivo a incluírem os clientes mal pagadores no SCPC, porque assim outras empresas também podem ter acesso a essa informação e se prevenirem contra essa prática negativa”, enfatiza.
Hélio Antônio comenta ainda que o aumento do número de inadimplência pode ser resultados de uma campanha realizada pela ACIAP, que reduziu em 50% o valor pago pelas empresas na inclusão de clientes mal pagadores. “Com esse incentivo, talvez, esse número não se caracterize como aumento, mas como um dado mais real da quantidade de inadimplentes no município. De qualquer forma, é um número preocupante e que precisa ser combatido”, frisa.
Renan de Souza, responsável pelo setor administrativo financeiro da Rede Net Informática, empresa que atua há sete anos no segmento de produtos e manutenção em Paranavaí, participou da capacitação em 2012. Ele conta que o objetivo era buscar técnicas e ferramentas para melhorar os métodos de recebimento a fim de diminuir os casos de inadimplência.
“Um aprendizado relevante foi o de utilizar técnicas para dificultar o acesso ao crédito, especialmente de clientes suspeitos. Dessa maneira, o consumidor mal pagador não compra por falta de requisitos e não porque a empresa se negou a vender. Aplicamos o método e atualmente podemos afirmar que os índices de inadimplência caíram consideravelmente na empresa”, afirma Renan de Souza.
Instrutor
O instrutor empresarial na área de Finanças e consultor credenciado do Sebrae/PR, Braz Ismael Vendramini, é quem conduzirá a capacitação. Contador e pós-graduado em Ciências Políticas pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), o palestrante atua há mais de 20 anos na área de assessoria em crédito e cobrança para grandes empresas.
Para participar
Inscrições e mais informações sobre o treinamento “Análise de crédito visando a redução da inadimplência” podem ser obtidas no Sebrae/PR em Paranavaí, pelo telefone (44) 3423-2865. O treinamento será realizado no escritório da entidade, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão. O investimento é de R$ 110 e ainda há 11 vagas disponíveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae