Postar no X
O Empretec em Paranavaí acontecerá entre agosto e setembro e é conhecido por transformar as atitudes e o comportamento dos empreendedores participantes.
Desiludido com o empreendedorismo e próximo da falência. Esta era a realidade de Osmany Garcia Pasqualeto, empreendedor de Paranavaí, e de sua loja de varejo há oito anos. Foi então que o empresário decidiu fazer o programa Empretec. “Em uma semana de imersão total eu posso afirmar que entrei um e saí outro. O Empretec transformou a minha vida”, garante Osmany.
Durante as atividades propostas, o empreendedor conta que conseguiu encontrar habilidades e potenciais que ele desconhecia em si mesmo, como a coragem de ousar, de liderar e de planejar grandes projetos. “Entrei com a mente aberta, sabia que era a minha única chance e aproveitei todos os momentos. No Empretec eu idealizei uma oportunidade de negócio e investi R$ 100, no final da semana eu faturei mil reais livres e ainda obtive o maior desempenho da turma. Realmente eu ultrapassei todos os meus limites”, recorda o empresário.
Depois desta semana de Empretec, Osmany colocou em prática seu projeto de negócio, uma fábrica de camisetas, que hoje já chega a seu oitavo ano de funcionamento e emprega 60 funcionários. “Devo tudo o que conquistei ao Empretec. Sem ele eu não teria ousado, não teria aberto meu novo negócio, não saberia confiar nas pessoas, delegar funções e planejar meus objetivos. Sou uma pessoa e um empresário realizado”, garante.
Denise Michielon Pierin participou do Empretec há 15 anos, na época ela buscava aperfeiçoar seu lado empreendedor, mas os resultados conquistados superaram as suas expectativas. “Eu pude me autoconhecer como empreendedora, como uma pessoa que pensa e define estratégias”, conta.
Nas atividades do programa, Denise compreendeu quais eram seus defeitos e qualidades. O que era bom, ela fez questão de manter. Já o que era ruim, ela decidiu em buscar de melhorias. “Fiz cursos para aprender a controlar a minha impulsividade. Hoje, como empreendedora, busco analisar bem todas as minhas opções antes de tomar as decisões. O Empretec fez parte da construção da minha vida como empreendedora”, diz a empresária, que atualmente possui uma loja de artigos de viagens e presentes.
Metodologia
O Empretec é conhecido por transformar as atitudes e o comportamento dos empreendedores participantes. A metodologia, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, em forma de um seminário. Em Paranavaí, o programa acontecerá de 28 de agosto a 3 de setembro.
“O seminário foi realizado pela última vez aqui na cidade há quatro anos e certamente esta é uma oportunidade singular”, frisa o consultor do Sebrae/PR, Weliton Perdomo. A proposta do Empretec, segundo o consultor, é estimular a descoberta de habilidades pessoais, que se convertam em maior capacidade de obter sucesso nos negócios.
“O método de aprendizado é de alta qualidade e desafia o participante a inovar no dia a dia de sua empresa para atingir o pleno potencial de seus negócios. Além disso, aperfeiçoa o perfil de liderança e as habilidades de negociação e de gestão de empresa, garantindo maior segurança nas tomadas de decisões e ampliando a visão, com foco em competência e competitividade”, frisa o consultor.
A alteração de conduta, sugerida pelo Empretec, é baseada em dez características. São elas: iniciativa e busca de oportunidades; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; capacidade de planejar e monitorar ações; capacidade para buscar e utilizar informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança; exigência de qualidade; e eficiência.
Para participar
Interessados em participar do Empretec podem entrar em contato com o Sebrae/PR, pelo telefone (44) 3424-5550 ou irem até o escritório, localizado na Rua Souza Naves, 935. O Empretec é uma das soluções do Sebrae Mais - Programa Sebrae para Empresas Avançadas e é destinado, principalmente, àqueles que já têm alguma experiência de mercado e que desejam melhorar o desempenho empresarial.
Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae