Postar no X
Empresários de micro e pequenas empresas necessitam ter cuidados específicos com os diferentes setores da empresa. A área de finanças, por exemplo, é uma das que mais exige conhecimentos e habilidades técnicas, como cálculos, controles e análises de desempenho.
Com o intuito de promover essas habilidades, o Sebrae/PR de Paranavaí, no noroeste do Paraná, promove a capacitação “Controles Financeiros Essenciais”, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, na sede da entidade. O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, é preparar empreendedores e empresários para que, primeiramente, saibam como realizar o registro de informações. “A partir disso, os participantes vão aprender a planejar estrategicamente a movimentação financeira para melhorar o fluxo de recursos da empresa”, enfatiza.
Wendell Gussoni destaca que o controle financeiro ainda é um dos maiores desafios dos empresários, em especial de micro e pequenas empresas, porque nem sempre consideram a tarefa fácil. “Na capacitação, os participantes vão conhecer ferramentas práticas que poderão ser aplicadas de imediato, facilitando os procedimentos”, salienta o consultor.
Orlando Chiqueto Rodrigues é o instrutor da capacitação e possui formação como contador e especialização em Controladoria e Gerência Financeira. Rodrigues acrescenta que, por meio de exercícios simples e práticos, abordará questões como movimentação em bancos, contas a pagar, contas a receber, estoques e fluxo de caixa.
“Ao controlar a entrada e saída de recursos e ao organizar as informações, temos a possibilidade real e eficiente de análise do desempenho do negócio e da elaboração do controle financeiro”, esclarece o instrutor. A partir disso, é possível, por exemplo, formar preços de venda mais adequados, gerando mais lucratividade, e evitar a utilização de recursos de terceiros, que apresentam juros e aumentam o custo do negócio.
O controle financeiro é um dos itens de maior dificuldade dos empresários, aponta Orlando Rodrigues. Entre as falhas mais recorrentes, o especialista cita a falta de informações para saber se a empresa é lucrativa ou deficitária; a falta de controle de estoques, que provoca a utilização indevida do capital de giro; e a mistura das receitas e despesas da empresa com as dos proprietários.
Finanças em dia
Odair Batista Perez é proprietário de um depósito de material de construção na cidade de Alto Paraná. Mesmo a experiência de 17 anos a frente do próprio negócio não foi o suficiente para Perez ter sob controle as finanças do depósito. “Eu tinha um conhecimento bem básico e nunca estava seguro quanto aos procedimentos. Quando fiquei sabendo deste curso do Sebrae/PR, no ano passado, corri para fazer minha inscrição e de mais duas funcionárias”, diz.
Quase um ano após a capacitação, Perez garante que as finanças da empresa estão muito melhores. “Consegui até comprar mais caminhões para fazer a distribuição dos meus produtos e ampliar a distribuição”, comemora.
Inscrições
Mais informações e inscrições podem ser obtidas no Sebrae/PR ou pelo telefone (44) 3423-2865. A capacitação será realizada das 19 às 23 horas, no escritório da entidade em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão.
Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae