Capacitação do Sebrae/PR ensina empresário a reduzir inadimplência


  

Análise de crédito previne a empresa de maus pagadores e, por isso, a medida é essencial para a saúde financeira; treinamento será realizado de 12 a 14 de julho, e as inscrições já estão abertas.

Todo empresário ‘liga’ o sinal de alerta quando seus clientes não cumprem os prazos de pagamento. A situação, além de tornar as relações desagradáveis, desencadeia problemas financeiros que afetam não só a empresa, mas toda a economia local. Em Paranavaí, no noroeste do Paraná, dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), prestado pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), apontam que mais de 21 mil consumidores estão inadimplentes no município.

Considerando o fato de que a informação resulta de registros feitos somente pelas empresas associadas da ACIAP, o número se torna ainda mais significativo e até mesmo preocupante. Por esse motivo, o Sebrae/PR em Paranavaí realizará, de 12 a 14 de julho, das 19 às 23 horas, a capacitação “Análise de Crédito Visando a Redução da Inadimplência”.

O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, é proporcionar ferramentas atualizadas aos profissionais que atuam na área de crédito e cobrança para que realizem, com eficiência, a análise e prevenção de vendas, evitando a inadimplência dos clientes. “Qualquer setor, seja comércio, indústria ou serviço, pode participar já que o assunto é de interesse de todos”, afirma.

Muitas empresas de Paranavaí, observa o consultor do Sebrae/PR, ainda trabalham com cheque, crediário e até com o método fiado. “No anseio de vender, muitos também não analisam o cliente e a sua condição de pagamento. Ao partir para o fechamento da compra, sem avaliar, correm o risco de sofrer problemas futuros”, enfatiza Wendell Gussoni.

O consultor esclarece que a proposta da capacitação é ensinar metodologias de análise de crédito, sem defender uma ou outra modalidade de pagamento. “Também vamos apresentar instrumentos que garantem o recebimento do valor do bem ou serviço e, por isso mesmo, são vantajosos mesmo que o empresário fique sujeito a pequenas taxas”, reforça Wendell Gussoni.

Para Heli Antonio, executivo da ACIAP, a capacitação vem ao encontro das necessidades dos empresários de Paranavaí. “Uma capacitação dessa natureza é de suma importância, porque só tem a contribuir para o controle de contas. O financeiro é o coração da empresa, e se essa área vai mal, toda empresa sofre as consequências”, enfatiza Heli Antonio.

O executivo também salienta que do total de inadimplentes no município, 13.575 devem até R$ 500,00 e 6.828 apresentam de dois a cinco registros por falta de pagamento. Heli Antonio acrescenta que o alto índice poderia ser reduzido se as empresas praticassem uma análise mais criteriosa do potencial do cliente. “Na capacitação, o Sebrae/PR vai apresentar soluções. Esperamos que empresários e colaboradores aproveitem a oportunidade”, assinala.

Braz Ismael Vendramini é o instrutor do Sebrae/PR que conduzirá a capacitação. Graduado em Ciências Contábeis e em Direito, ele também é especialista em Ciências Políticas e atua há mais de 20 anos na área de crédito e cobrança. Uma de suas experiências foi no cargo de auditor da Casas Pernambucanas.

Atualmente, Braz Vendramini é diretor da Vendramini Consultoria, com escritórios em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá. A empresa atua no segmento de assessoria em crédito e cobrança e atende grandes corporações, como Lojas Riachuelo, HSBC, Banco do Brasil, Telecheque, entre outros.

Inscrições
Interessados em participar da capacitação “Análise de Crédito Visando a Redução da Inadimplência” podem efetivar inscrição no Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão, telefone (44) 3423-2865. O investimento é R$ 80 por pessoa, e os encontros acontecerão no próprio escritório da entidade.

Mais informações também podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto