Postar no X
O Creas – Sentinela, programa que cuida de crianças e adolescentes e suas respectivas famílias vítimas de abuso e exploração sexual, vai celebrar no próximo dia 20 (quarta-feira) no Cecap, a partir das 8 horas, seu terceiro ano de implantação no município.
Na ocasião, a 2ª sargento Tânia Guerreiro, do Proerde (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) de Curitiba irá ministrar a palestra com o tema “Pedofilia e perversidade” e discutir ações que visam sensibilizar e informar a população de como prevenir e combater a violência. O evento também tem como objetivo fazer alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (oficialmente celebrado no dia 18 de maio).
De acordo com os organizadores são aguardadas cerca de 450 pessoas no evento. Toda a sociedade civil e órgãos governamentais e não governamentais voltados para esta temática estão convidados a participar, além de um convidado por cada município da região.
A coordenadora do programa Sentinela, Meire Aparecida Lopes, destaca que atualmente o programa conta com seis técnicos (entre coordenadora, psicólogos, assistentes sociais, educadora e uma advogada voluntária) e faz o acompanhamento de 210 casos caracterizados em violência física, abuso e exploração sexual, entre as idades de 03 a 18 anos, e alguns casos em especial acima da referida idade.
“Desenvolvemos um conjunto de procedimentos técnicos especializados para o atendimento e proteção imediata às vitimas, tais como, atendimento psicossocial, psicológico, triagem social, e quando necessário o acompanhamento jurídico, proporcionando condições para o fortalecimento da auto-estima e o restabelecimento do direito à convivência familiar e comunitária”, explica a coordenadora.
As inscrições deverão ser entregues até o dia 15 de maio no Creas/Sentinela, na Rua Pará 1964, esquina com a Av. Rio Grande do Norte. O telefone é 3902-1017 e a entrada é um quilo de alimento.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí