Postar no X
No dia 13 de julho, às 20h30, o Teatro Guaíra vai levar ao Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do renomado maestro chileno Victor Hugo Toro. No repertório, Carl Maria von Weber, Ludwig van Beethoven e Joseph Haydn. Ingressos antecipados estão à venda na Fundação Cultural por R$ 5.
Na abertura do espetáculo, a Orquestra Sinfônica do Paraná vai tocar “Der Freischütz Overture”, de Carl Maria Von Weber, importante nome do romantismo germânico e pioneiro do drama musical alemão. Em seguida, apresenta o Concerto para Violoncelo em Dó Maior Hob. VII b 1, dividido em “Moderato”, “Adagio” e “Finale: Allegro Molto”, do austríaco Joseph Haydn, referência do classicismo vienense. Haydn é um raro compositor que influenciou desde a música produzida no fim do período barroco até o romantismo.
A terceira parte do concerto vai ser dedicada aos movimentos “Allegro con Brio”, “Andante con Moto”, “Scherzo Allegro” e “Allegro – Presto”, da Sinfonia nº 5 em Dó menor Op. 67, do alemão Ludwig van Beethoven, um dos principais nomes do classicismo e do romantismo. Enquanto o primeiro andamento da Sinfonia nº 5 transmite tensão dramática extrema, o segundo se volta para a solenidade e beleza da marcha fúnebre. Já o terceiro evoca crispação e o quarto a magnificência.
A orquestra
Fundada em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná realizou mais de 500 apresentações no Paraná e em outros estados. Sempre contando com importantes maestros brasileiros e solistas conceituados, a sinfônica já produziu óperas e acompanhou o Balé Teatro Guaíra em inúmeras produções. Hoje em dia, Osvaldo Ferreira é o maestro titular e diretor artístico comprometido com a criação de uma nova identidade sonora que visa valorizar os compositores brasileiros e também interagir com outras áreas artísticas.
O maestro convidado
Em Paranavaí, o maestro chileno Victor Hugo Toro vai ser o responsável pela regência da Orquestra Sinfônica do Paraná. Com um vasto currículo, Toro foi o vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral, organizado pela Orquestra Sinfônica de São Paulo. Graduado pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile, logo se destacou, tornando-se bolsista da Orquestra Sinfônica do Chile. Teve a oportunidade de se aperfeiçoar com alguns dos maiores compositores da música erudita atual no Chile, França, EUA, Brasil e Alemanha.
Como compositor e regente, Victor Hugo foi eleito em 2008 pelo jornal “El Mercurio” como um dos cem líderes jovens do Chile. Em 2009, recebeu homenagem da Câmara Municipal de São Paulo. No mesmo ano, assumiu a regência da uruguaia Orquestra Sinfônica do Sodre, a mais antiga orquestra sinfônica das Américas, até que em 2010 foi contratado como diretor artístico e regente da Companhia Brasileira de Ópera.
Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí