Postar no X
A Orquestra de Sopros de Paranavaí – composta por 16 integrantes – foi atração, nesta terça-feira (10/03), na reunião da Escola de Governo. A orquestra existe há dez anos com a mesma formação e, agora, graças a um convênio firmado entre a prefeitura do Paranavaí e Governo - por meio da Secretaria da Cultura - possibilitará aos integrantes dar aulas de música para 40 crianças.
Apresentação da Orquestra de Sopros de Paranavaí. Regente e arranjador Vitor Groni. Foto Arnaldo Alves
“É uma forma de devolver um pouco daquilo que recebem da comunidade”, disse o maestro Vitor Hugo Born, que lembrou que a orquestra teve inicio com a Banda Municipal de Paranavaí, criada em 1961, com o nome de Banda Lira do Noroeste. “Era na verdade uma banda de música. Com a entrada de músicos mais jovens, foram transformando a Banda Lira em uma formação de Big Band”, explicou o maestro, que disse que todo o repertório é escolhido com muito cuidado.
“Isso porque não queremos priorizar apenas o desenvolvimento dos músicos, mas também animar festas, bailes e outros eventos”, explicou o maestro Vitor Hugo. Segundo ele, para entrar na Orquestra, o músico deve ter domínio do instrumento, ter uma boa leitura musical, e saber improvisar.
Apresentação da Orquestra de Sopros de Paranavaí. Foto Arnaldo Alves
A Orquestra de Sopros de Paranavaí iniciou suas atividades em 18 de maio de 1961. A partir do dia 19 novembro de 1998, a banda passou a ser chamada de Orquestra de Sopros Paranavaí, por causa de sua grande evolução musical. A partir de então, tornou-se uma iniciativa artístico-cultural que visa difundir e manter a história cultural e musical das orquestras do gênero popular e jazzístico.
Fonte: Agência Estadual de Notícias