Postar no X
Durante a realização do FERA COM CIÊNCIA que acontecerá em diversos espaços do Município de Paranavaí, de 08 a 12 de setembro de 2008, uma das atrações é a oficina de Sensibilização Musical que apresenta aos professores e alunos da Rede Pública material didático de musicalização do Professor Walmir Marcelino Teixeira, responsável pela Oficina.
Composto por Caderno Pedagógico, CD interativo para computador e série de vídeos criados especialmente para serem utilizados por professores na sala de aula com os recursos da TV multimídia e/ou aparelho de vídeo, o material didático pode contribuir para que os professores trabalhem os conteúdos de música de acordo com a LDB 9394/96 bem como as Diretrizes Curriculares de Arte da Secretaria de Estado da Educação/SEED.
Waltel Branco na Oficina de Sensibilização Musical
Atualmente, gozando de sua aposentadoria após mais de 20 anos dedicados a Rede Globo, Waltel reside em Curitiba e dedica-se ainda a muitas atividades, não sendo raros seus concertos em teatros de todo o Brasil e eventualmente do exterior. Compondo e fazendo arranjos, o maestro que em 1991 lecionou na Universidade Livre de Música em São Paulo, agora no Paraná veio trabalhar na musicalização infantil através de um projeto do governo do estado, o qual conta com uma oficina de Sensibilização Musical, projeto do maestro Walmir Marcelino Teixeira, sobre o qual afirmou: "Para mim, esta foi a melhor iniciativa no campo da arte dos últimos tempos porque está descobrindo muito talento dentro dessas crianças”.
Em 2001 o Maestro assumiu a regência emérita da OSPG - Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa/PR, onde trabalhou em parceria com o Maestro Jayme Amatnecks. Em 2004 Waltel Branco é eleito Presidente do Fórum de Música do Paraná, engajando-se na defesa da Música Brasileira junto às esferas públicas como Câmara Setorial de Música do Ministério da Cultura e Conferência Nacional de Cultura.
Ainda em 2004 é destacado no livro A[des]construção da Música na Cultura Paranaense de Manoel J de Souza Neto o que resulta em série de homenagens ao mestre, que constantemente é chamado para receber comendas, ou proferir palestras, entrevistas e participar de eventos acadêmicos onde divide seus conhecimentos. Além disso, teve um breve relato de sua história contada através do já premiado documentário "Descobrindo Waltel",(2005) de Alessandro Gamo, onde ilustres personalidades como Ed Motta, Roberto Menescal e o Maestro Julio Medaglia entre outros, ajudam a contar a vida do mestre.
Recentemente o comentarista Luiz Nassif escreveu artigo referindo-se a Waltel como grande mestre da música brasileira que ainda espera por reconhecimento comparando a história do Mestre Waltel Branco com outra biografia tão extraordinária: a dos Índios Tabajaras.
Sancionado o Projeto de Lei Pela Educação Musical nas Escolas
O projeto de Lei 2732/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino musical na educação básica brasileira, foi sancionado pelo presidente em exercício, José de Alencar, no dia 15 de agosto.
O projeto não foi inteiramente contemplado pela sanção. O Ministério da Educação propôs veto ao artigo que tratava da especificidade da formação dos professores de música. O governo anunciou que está aberto a negociações sobre esse assunto e que poderá voltar a analisá-lo no futuro. O veto não atrapalha o curso do projeto, agora lei, que deverá ser implementada em todo o País. Todas as escolas públicas e particulares deverão oferecer aulas de música a seus alunos. As escolas brasileiras terão até três anos para se adaptar às novas regras.
Há mais de dois anos o Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP) promove a campanha “Quero Educação Musical na Escola” para sensibilizar a população e o poder público para a importância do tema. Quase uma centena de entidades musicais participaram da campanha que gerou um manifesto assinado por 11 mil pessoas.
A Oficina de Sensibilização Musical ocorrerá no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa / na Fundação Cultural de Paranavaí - Paraná - Brasil Rua: Guaporé, 2080 - Cx. Postal: 511- CEP: 87.705-120.