Postar no X
O Grupo FATO, que comemora 20 anos de carreira em 2014, abriu a turnê de divulgação do novo disco com o show “Próximo”. A turnê que teve início em setembro passará por cidades do interior do Paraná, e a primeira delas é Paranavaí. O show será no próximo dia 31 (sexta-feira), às 20h30, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. A entrada é gratuita.
O novo disco, produzido por Pedro Luís, contou com participações de Lenine, Pedro Luís, João Cavalcanti e um punhado de artistas da cena paranaense. “Próximo” é a 11ª montagem de show realizada pelo FATO, que se mantém com uma prática musical sempre curiosa, constante e inquieta. São 15 músicas assinadas por diversos autores, entre canções que estão no novo CD e outras do repertório do Grupo, com letras e arranjos que ao mesmo tempo aprofundam e renovam o estilo musical do FATO.
Utilizando-se de elementos de tradições regionais, do pop contemporâneo e explorando sonoridades que vão das acústicas às digitais, o FATO produz combinações estéticas peculiares. Os arranjos exploram uma convivência harmônica de timbres e texturas musicais, vindas de todos os cantos do Brasil com diferentes temperos do mundo.
O show tem direção e roteiro de Luiz Felipe Leprevost, multi-artista curitibano (poeta, escritor, ator, diretor, dançarino e cancionista) que transita entre diversas estéticas e gerações. Na criação dos figurinos, o estilista Alexandre Linhares, do Atelier Heroína de arte vestível, associado à maquiagem criativa de Thifany Faria. A concepção de luz é de Beto Bruel, iluminador curitibano reconhecido internacionalmente, e o cenário de Fabíola Bonofiglio, arquiteta e diretora de arte. Todos eles compõem uma equipe multi-geracional e multiárea.
Depois de Paranavaí o grupo segue para Londrina, onde o Grupo realizada duas apresentações nos dias 1˚ e 2 de novembro. Em seguida retorna a Curitiba, com cinco shows confirmados entre setembro e novembro. Em 2015 a turnê continua: em março o FATO fará show em Curitiba com participação especial de Pedro Luís; em abril, na região sudoeste do Paraná e em maio, em São Paulo e Rio de Janeiro.
O projeto é realizado com recursos do PAIC (Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba), incentivo do Banco do Brasil e apoio do SESI.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí