Experiência de Paranavaí será levada a outras nove regiões do Paraná


  

Durante a 17ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), reuniram-se os responsáveis pelas dez coordenadorias regionais da classe. No total, o sistema associativista paranaense envolve cerca de 48 mil empresas, o equivalente a 95% do PIB do estado.

O assunto principal do encontro dos coordenadores foi a promoção de eventos em esponsabilidade social para os empresários, a partir da experiência piloto que está sendo feita em Paranavaí.

No dia 28 de setembro (sexta-feira), a cidade será sede do 1º Fórum Regional de Responsabilidade Social Empresarial. O evento reúne palestrantes que apresentarão o tema de forma clara e direta aos empresários, para que cada um deles possa incorporar os conceitos de empresa socialmente responsável. O Fórum é uma promoção do Grupo de Responsabilidade Social Empresarial, criado em Paranavaí pelo vice-presidente da Faciap para o assunto, Mauricio Gehlen.

Na reunião com os coordenadores regionais, Gehlen apresentou o modelo de fórum que será promovido a Paranavaí, dizendo que a intenção da Faciap é realizar o mesmo tipo de evento nas dez regiões do estado. “Como entidade estadual, não podemos realizar ações isoladas. É necessário multiplicar e levar a todos os cantos do Paraná as boas experiências, principalmente num tema tão atual e relevante quanto este”, comenta Gehlen. O Sicredi estadual patrocinará todas as edições do evento.

Os coordenadores presentes aceitaram realizar o Fórum em seus municípios. Depois de Paranavaí, o evento será levado a Campo Mourão, em outubro. Outras datas e locais já foram pré-agendados na reunião: Região de Maringá, em novembro, Região Oeste, em fevereiro, Região de Curitiba, em março, Região Central, em junho, e Região Sul, em julho. Outras três coordenadorias definirão suas datas na próxima semana.

O vice-presidente para assuntos de Responsabilidade Social da Faciap diz explica que em cada município, será programado um Fórum com perfil próprio. “Em Paranavaí, uma pesquisa com os empresários mostrou que a necessidade era abordar temas como meio-ambiente e comunidade. De acordo com a realidade de cada município, vamos procurar palestrantes e casos de sucesso representativos do cenário local”, explica. “O importante em todo este processo é mostrar ao empresário que, para fazer a responsabilidade social, não é preciso colocar a mão no bolso. Fundamental é a mudança de atitude do empresário, tanto com seus funcionários, quanto com o público externo”, diz Gehlen.

Fonte: ACIAP






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