Postar no X
Começam na próxima terça-feira, 13, no Teatro Municipal, as apresentações da 12ª edição do Festival Monteiro Lobato, organizado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, participarão do evento 20 escolas (entre públicas particulares), 1215 alunos das 4as séries do Ensino Fundamental e 97 professores.
Veja também: Apresentações do Festival Monteiro Lobato em 2009
Neste ano, participarão do evento 20 escolas (entre públicas particulares), 1215 alunos das 4as séries do Ensino Fundamental e 97 professores
O festival é composto por quatro etapas. Já no início do ano letivo os alunos começam a ter contato e fazer a leitura das obras do escritor Monteiro Lobato. Após a leitura, é feita a confecção de trabalhos artísticos e elaboração de redações e, por fim, são realizadas as apresentações no Teatro Municipal com contação de histórias ou dramatização de um capítulo de uma das obras. Este ano serão 23 apresentações entre os dias 13 e 14 de julho.
“É da escola a responsabilidade de promover o encontro entre as crianças e a literatura e, para que este encontro aconteça, é imprescindível o trabalho com a leitura. Portanto, este projeto propõe aos alunos a aquisição do gosto pela leitura e visa contribuir para que os estudantes possam agir com mais autonomia frente aos desafios encontrados”, explicou Sandra Storck, supervisora educacional de língua portuguesa e artes da Secretaria de Educação e uma das organizadoras do evento.
“Se trata de um projeto que rompe as paredes das salas e os muros das escolas”, afirmou Sandra. Mais que isso, tem o objetivo de proporcionar prazer na elaboração da produção textual, desenvolver o trabalho em grupo, aprimorar habilidades artísticas como desenho e pintura, ter acesso a espaços culturais e conhecer Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da vida literária do Brasil.
Segundo a supervisora, a escolha das obras de Monteiro Lobato se deu porque, para ler, as crianças precisam estar motivadas. “Essa motivação está intimamente relacionada com o significado que o conteúdo do livro traz. Os alunos admiram e se identificam com cada personagem do Sítio do “Pica-pau Amarelo”, acrescentou Sandra.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí