
Durante dois dias o Teatro Altino Afonso Costa ficou lotado. Tudo por conta da fase final do Festival Monteiro Lobato da Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí.
Passaram por lá quase 1.500 alunos de 23 estabelecimentos de ensino, sendo 19 municipais e quatro particulares que participaram do festival neste ano. Todos os alunos participantes do projeto receberam medalhas.
Cada escola participante enviou uma turma para fazer uma apresentação artística. Alguns priorizaram a encenação das famosas obras de Monteiro Lobato, outros preferiram musicais e teve até quem mostrasse um pouquinho de cada coisa com dança para animar os colegas.
A forma de apresentação não importou porque o que fez diferença mesmo foi a amizade entre os estudantes e a criatividade de cada um. Nos dois dias de apresentações, uma peça teatral diferente mostrou as peripécias de Pedrinho, de Emília, da Cuca entre outros famosos personagens do precursor da literatura infantil. Edilene Guedes, uma das coordenadoras do festival, contou que o nível das apresentações chamou atenção dos organizadores do projeto. “Os estudantes estão cada vez melhores. Descobrimos muitos talentos. Crianças sem medo de encarar o palco e a platéia”, disse. Para a professora, a criatividade dos trabalhos também foi um diferencial.
O Festival Monteiro Lobato é realizado há 11 anos. O projeto tem início sempre no primeiro trimestre do ano letivo. Primeiramente os estudantes lêem as obras de Monteiro Lobato. Neste ano, cada professor trabalhou no mínimo quatro obras do autor. O passo seguinte é a realização das redações. Os alunos ainda soltam a imaginação e a criatividade durante a confecção dos painéis que decoram o Teatro Altino Afonso Costa durante as apresentações artísticas, que marcam o encerramento do projeto.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí