Postar no X
O mercado de beleza e estética cresce em ritmo acelerado no Brasil e já ocupa o terceiro lugar no ranking mundial do setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, segundo dados do Instituto Euromonitor. O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros é um dos itens que mais tem contribuído para alavancar o setor. Somente em 2011, o segmento cresceu 19% no País.
Para auxiliar empresários a aproveitarem o potencial desse mercado promissor, o Sebrae/PR vai promover no próximo dia 29, em Paranavaí, a oficina “Marketing para Salões de Beleza e Clínicas de Estética”, no escritório da entidade. O objetivo é orientar os gestores de micro e pequenas empresas a desenvolverem um posicionamento estratégico frente ao aumento da competitividade do segmento.
O consultor credenciado do Sebrae/PR e instrutor nas áreas de Planejamento Empresarial, Marketing e Finanças, Ricardo Augusto Guirado, conduzirá a oficina. Das 19 às 23 horas, ele vai apresentar o cenário atual do mercado de estética e do bem-estar, as mudanças e evolução dos serviços de beleza, além de cinco técnicas de marketing e como realizar autoavaliação do negócio e plano de mudanças.
O consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, observa que o aquecimento do mercado traz a oportunidade de entender melhor os consumidores do segmento, que estão cada vez mais exigentes e não descuidam do visual. “O cenário atual mostra que tanto o público feminino quanto o masculino têm consumido mais e, por isso, empresários precisam ficar atentos para planejar ações de marketing mais assertivas, ou seja, que atraiam e atendam as necessidades dos clientes”, enfatiza.
Wendell Gussoni avalia que os empresários de salões de beleza e clínicas de estética, muitas vezes, enfrentam dificuldades por falta de profissionalização em gestão empresarial. “São profissionais que, normalmente, priorizam as capacitações técnicas e, depois, decidem ter o próprio negócio. Nosso propósito é auxiliá-los nas atribuições administrativas, começando pela área do marketing”, explica.
Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com 15 anos de experiência como empreendedor em gestão administrativa e comercial no setor industrial e varejista, Ricardo Guirado diz que os empresários receberão, durante a oficina, informações sobre o passado, o presente e o futuro do mercado de estética e beleza.
“É preciso apontar aspectos da economia brasileira e abordar a inclusão da mulher no mercado de trabalho, pois são itens que contribuem para aumentar o poder de consumo da população. Com isso, cada vez mais pessoas buscam os produtos e serviços de estética e beleza, fazendo com que o setor caminhe em um ritmo cada vez mais competitivo”, adianta Ricardo Guirado.
Ainda durante a oficina, o especialista vai ensinar cinco técnicas de marketing que podem auxiliar os empresários do setor de beleza. São elas: identidade visual e posicionamento de marca; atendimento; conceito de benefício e não apenas de produto ou serviço; propagação do negócio, incluindo questões de redes sociais e internet; e relacionamento e fidelização do cliente.
“Com o marketing, o empresário pode agregar valor ao negócio, bem como conquistar e fidelizar novos clientes. A pessoa volta a um salão de beleza, por exemplo, não apenas por ter gostado do corte do cabelo, mas porque também encontrou um ambiente agradável, recebeu bom atendimento e dicas. Enfim, esses fatores passam a ter mais valor do que o próprio preço”, assinala Ricardo Guirado.
Mais informações e inscrições devem ser obtidas no Sebrae/PR, que fica na Rua Souza Naves, 938, Jardim São Cristóvão, telefone (44) 3423-2865. Há 20 vagas e o investimento é de R$ 30.
Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae