Paranavaienses aprendem como aproveitar melhor os alimentos


  

Durante a realização do 12º Congresso Brasileiro da Mandioca, o município de Paranavaí está recebendo o Projeto Cozinha Brasil.

Trata-se de uma proposta que visa difundir bons hábitos alimentares, com aproveitamento integral dos alimentos. Participam do curso, profissionais da área de saúde, que futuramente serão multiplicadores, além da comunidade, em treinamentos que começaram na última segunda e vão até sexta-feira. Mais de 100 pessoas receberão as instruções.

O Cozinha Brasil é constituído de uma estrutura itinerante, que viaja todo o Paraná, explica Sílvia Tuler, do SENAI (Serviço Nacional da Indústria). É um trabalho idealizado pelo sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), através do SESI (Serviço Social da Indústria), detalha. Um caminhão foi equipado com toda a estrutura para atender as comunidades de forma simplificada e ágil, com espaço para palestras e preparo de alimentos.

A vinda a Paranavaí foi viabilizada pelo conjunto de clubes de Rotary, com apoio da ABAM – Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca. Os clubes Moema, Arenito, Montoia, Fazenda Brasileira e Paranavaí se cotizaram para oferecer as contrapartidas necessárias, detalha Ivanilde de Souza Gonzáles, presidente do Rotary Moema. Os dirigentes de Rotary do município estiveram ontem à tarde visitando as instalações e acompanhando os treinamentos.

Os cursos são divido em duas partes: a primeira é dedicada à teoria. Nestas aulas os participantes recebem informações sobre boas práticas de vida e sobre o valor nutricional dos alimentos e seu aproveitamento completo. A segunda parte é prática. Numa cozinha montada no veículo, os participantes aprendem como preparar os alimentos, com degustação na sequência.

Por tratar-se de participação em um evento da cadeia produtiva da mandioca, o treinamento inseriu algumas receitas à base do produto, explica a nutricionista Ana Carolina Knaut, que, ao lado das também nutricionistas Rosália Jacobsen de Almeida e Alice Dalla Valle, ministra o treinamento nas cidades. Ela explica que os treinamentos visam o aproveitamento total dos alimentos e não a trabalhar com ingredientes alternativos. Um exemplo prático dado por Ana Carolina é a batata inglesa, que pode ser cozida e consumida nas saladas sem retirar a casca.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto