Postar no X
Durante a realização do 12º Congresso Brasileiro da Mandioca, o município de Paranavaí está recebendo o Projeto Cozinha Brasil.
O Cozinha Brasil é constituído de uma estrutura itinerante, que viaja todo o Paraná, explica Sílvia Tuler, do SENAI (Serviço Nacional da Indústria). É um trabalho idealizado pelo sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), através do SESI (Serviço Social da Indústria), detalha. Um caminhão foi equipado com toda a estrutura para atender as comunidades de forma simplificada e ágil, com espaço para palestras e preparo de alimentos.
A vinda a Paranavaí foi viabilizada pelo conjunto de clubes de Rotary, com apoio da ABAM – Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca. Os clubes Moema, Arenito, Montoia, Fazenda Brasileira e Paranavaí se cotizaram para oferecer as contrapartidas necessárias, detalha Ivanilde de Souza Gonzáles, presidente do Rotary Moema. Os dirigentes de Rotary do município estiveram ontem à tarde visitando as instalações e acompanhando os treinamentos.
Os cursos são divido em duas partes: a primeira é dedicada à teoria. Nestas aulas os participantes recebem informações sobre boas práticas de vida e sobre o valor nutricional dos alimentos e seu aproveitamento completo. A segunda parte é prática. Numa cozinha montada no veículo, os participantes aprendem como preparar os alimentos, com degustação na sequência.
Por tratar-se de participação em um evento da cadeia produtiva da mandioca, o treinamento inseriu algumas receitas à base do produto, explica a nutricionista Ana Carolina Knaut, que, ao lado das também nutricionistas Rosália Jacobsen de Almeida e Alice Dalla Valle, ministra o treinamento nas cidades. Ela explica que os treinamentos visam o aproveitamento total dos alimentos e não a trabalhar com ingredientes alternativos. Um exemplo prático dado por Ana Carolina é a batata inglesa, que pode ser cozida e consumida nas saladas sem retirar a casca.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí