Postar no X
Paranavaí está recebendo lideranças de todo o país nestes dias de realização do 12º Congresso Brasileiro da Mandioca.
Estas pessoas integram um projeto de desenvolvimento regional capitaneado pela Instituição Vale do rio Urucuia, nascida a partir da Agência de Desenvolvimento Regional. Denominado Urucuia Grande Sertão, o projeto visa disseminar a cadeia produtiva da mandioca, explica José Ildebrando de Souza, voluntário da Agência. Ele explica que estão aglutinadas pequenas indústrias, chamadas “casas de farinha”, além de pequenos produtores rurais e fábricas de ração alternativa.
Conforme Ildebrando, a participação em Paranavaí é fundamental para a formação de multiplicadores, ou seja, quem veio vai transmitir os conhecimentos adquiridos para outros produtores. Ele lembra que Paranavaí é um pólo forte do agronegócio da mandioca e é isso que os empreendedores vêm buscar. Por outro lado, o congresso reúne pesquisadores, técnicos e industriais de todo o país, o que oportuniza as novas experiências, avalia.
O projeto dos visitantes engloba os municípios de Arinos, Bonfinópolis, Buritis, Chapada Gaúcha, Formoso, Unai, Pintópolis, Riachinho, Uruana de Minas, Urucuia e Paracatu, todos de Minas Gerais. De Goiás participam empreendedores de Cabeceiras, Vila Boa e Cristalina, além de representantes de Brasília, no Distrito Federal.
Sobre o evento, Ildebrando se mostrou feliz. Disse que Paranavaí é uma cidade acolhedora, que deixa uma ótima impressão. Ele adianta que a viagem será ótima para o futuro do agronegócio na sua região. A caravana do Urucuia Grande Sertão é mais uma prova de que o município de Paranavaí está no caminho certo ao promover e sediar grandes eventos. Uma forma de garantir o intercâmbio e elevar o nome da cidade nos cenários estadual e nacional, como defendeu o prefeito Maurício Yamakawa por ocasião da abertura do congresso.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí