Postar no X
O Tributo a Tião Carreiro realizado no sábado, no Teatro Doutor Altino Afonso Costa, em Paranavaí (marcada por muito sucesso novamente), não foi a única homenagem prestada ao músico sertanejo.
Esta foi a 4ª edição da festa que reúne duplas sertanejas de diversos municípios do Paraná e que cresce a cada ano. Desta vez, foram cinco duplas que se apresentaram para um público de centenas de pessoas. O grupo Som da Viola, da Fundação Cultural, também participou da festa.
Assim como nas edições anteriores, uma pessoa ligada à música de raiz recebeu o prêmio Personalidade Cabocla. O homenageado desta última edição do Tributo a Tião Carreiro foi Joaquim de Souza Correia, conhecido como “Quim do Carro”, artista popular e que mantém viva a tradição sertaneja na cidade.
O prêmio foi entregue pelo prefeito Mauricio Yamakawa, que reiterou a importância de manter viva a chama da cultura autêntica do povo brasileiro. Neste aspecto, entende, homenagear quem trabalha pela música de raiz, é preservar o sentimento mais nobre da brava gente brasileira. “A música sertaneja tem brilho próprio e será perpetuada pela capacidade dos artistas da nossa cidade”, comemorou. Foi Yamakawa quem propôs e sancionou a lei que criou o Dia do Tributo a Tio Carreiro, atendendo solicitação do movimento cultural. A lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores.
Já no domingo, após a cavalgada, houve espaço para mais apresentações e homenagens a Tião Carreiro. Foi durante o almoço, na Chácara Cerqueira. No final da tarde, peões competiram no rodeio, outra característica da cultura brasileira. Os premiados foram: em primeiro lugar, Wilson Bazan, de Nova Esperança; em segundo lugar, Edson Cruz, de Amaporã; e em terceiro lugar, Jacó de Freita, de Loanda.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí