A luta contra o rebaixamento


  

Faltando apenas três rodadas para decidir quem vai para as finais disputar o título do Campeonato Paranaense de 2013, uma outra decisão tem chamado a atenção: A luta para evitar o rebaixamento, que começa a ficar dramática para os times envolvidos. A briga conta com os times do Toledo, Cianorte, Arapongas, Rio Branco e ACP.

Sem os resultados da nona rodada, que começa hoje, todos esses times dependem apenas de si mesmos para se salvar, exceto o Nacional que já está matematicamente rebaixado sem nenhuma chance de se manter na primeira divisão.

Para não depender de ninguém, o ACP precisa vencer os três jogos restantes, assim se garante na primeira divisão em 2014. Caso não vença os três jogos, basta marcar um ponto a mais que o Rio Branco nos jogos restantes. Ou seja, se o Rio Branco vencer um jogo, basta o ACP vencer um e empatar outro que se livra do rebaixamento. Como ACP e Rio Branco tem o mesmo número de pontos, o mesmo raciocínio vale para o Rio Branco. Detalhe, os dois times se enfrentarão no dia 21/4 num jogo que será crucial para o futuro de ambos, quem vencer terá dado um importante passo para se manter na primeira divisão do campeonato paranaense em 2014.

Arapongas e Cianorte estão em casos semelhantes: precisam de sete pontos nos nove restantes para escapar do rebaixamento sem depender de outros resultados. Se for pensar em outros resultados, para o Arapongas ainda há uma outra possibilidade: precisa de cinco pontos desde que três deles sejam numa vitória sobre o Rio Branco na última rodada. Assim o Arapongas iria a 25 pontos e o Rio Branco, caso vencesse os outros jogos, só conseguiria chegar a 24.

Para o Cianorte a outra possibilidade é torcer contra o Toledo. Se o Toledo perder os três jogos restantes, o Cianorte, que tem confronto direto irá ultrapassa-lo em pontos. Uma vitória na próxima rodada faria o Cianorte ir a 23 pontos e o Toledo permaneceria com 21. O Toledo perdendo os outros dois jogos garante o Cianorte na primeira divisão.

Para o Toledo se manter na primeira divisão ele precisa de seis dos nove pontos restantes. Uma alternativa é torcer para empate entre Rio Branco e ACP, assim o Toledo precisaria de cinco pontos, independente de qualquer outro resultado.

Jogos chave para evitar o rebaixamento:
Cianorte X Toledo, 14/4
Rio Branco X ACP, 21/4
Arapongas X Rio Branco, 28/4






Design by Gustavo Picoloto