Postar no X
Na próxima quarta-feira, dia 9, às 20h, na Casa da Cultura de Paranavaí, o Projeto Mais Cinema, iniciativa da Fundação Cultural, apresenta Transylvania, do cineasta franco-argelino Tony Gatlif. O filme é uma viagem pelo multiculturalismo da Transilvânia, na Romênia, onde povos parecem segregados da Europa moderna.
A obra conta a estória de Zingarina (Asia Argento), uma jovem italiana que vive na França e decide viajar para a Transilvânia, acompanhada da amiga Marie (Amira Casar) e da guia romena Luminitsa (Alexandra Baujard). Zingarina procura o músico romeno Milan Agustin (Marco Castoldi) que a engravidou antes de ser deportado da França.
A personagem principal personifica a fragilidade humana perante as incertezas da vida. Exemplo é a cena em que se submete a rejeição de Agustin. E mais, Zingarina é o belo retrato de uma Europa ainda romântica e perdida no tempo, onde milhares de pessoas distantes da tecnologia se comprazem com a singela troca de calor humano proporcionada pela hipnotizante música e dança folclórica romena. A ótima cena em que Zingarina e as duas companheiras chegam a uma taberna mal iluminada, onde dezenas de pessoas vibram ao som cadenciado de violino, viola, baixo e cimbalom, ilustra isso.
O Projeto Mais Cinema é gratuito e oferece pipoca e refrigerante para o público. Ao final de cada exibição, o jornalista David Arioch faz uma análise do filme e inicia o debate. O projeto tem apoio da Abdallah Produções, Refrigerantes Garoto e Euro Comunicação.
Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí