Soldados de Salamina


  

Na próxima quarta-feira, dia 4, às 20h, na Casa de Cultura Carlos Drummond de Andrade, o Projeto Mais Cinema, iniciativa da Fundação Cultural, apresenta Soldados de Salamina, do cineasta espanhol David Trueba. O filme explora o obscurantismo da Guerra Civil Espanhola partindo da suposta execução do escritor e falangista Rafael Sánchez Mazas.

A protagonista da obra é a escritora fracassada Lola Cercas (Ariadna Gil) que decide se aprofundar em uma pesquisa in loco sobre a Guerra Civil Espanhola. O ponto de partida da estória é a ordem de execução do poeta Rafael Sánchez Mazas, um dos fundadores da Falange Espanhola, grupo paramilitar que se aliou ao ditador Francisco Franco em 1936. Decidida a descobrir como Mazas sobreviveu, Lola viaja em busca de personagens que participaram do evento.

Enquanto Lola é uma personagem alheia a própria história - inclusive se entrega a pesquisa como razão existencial - o seu estado de vulnerabilidade é uma simbologia da Espanha da época: confusa e controversa, principalmente a despeito de elementos históricos da Guerra Civil Espanhola que foram ocultados pela conveniência política. No decorrer do filme, conforme a protagonista encontra novas informações sobre o episódio da execução de Mazas, ela própria constrói uma outra identidade de si mesma.

O Projeto Mais Cinema é gratuito e oferece pipoca e refrigerante para o público. Ao final de cada exibição, o jornalista David Arioch faz uma análise do filme e inicia o debate. O projeto tem apoio da Abdallah Produções, Refrigerantes Garoto e Juan Carlos Saavedra (Comunicação e Webdesign).

CENSURA: 16 anos

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto