Domésticas, o Filme


  

A Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade abre seu espaço, mais uma vez, para o Projeto Mais Cinema, realizado pela Fundação Cultural de Paranavaí com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O projeto visa estimular o cinema como objeto de consumo cultural, aproximando, cada vez mais, a comunidade da linguagem cinematográfica. Pretende-se proporcionar com isso, não só a exibição de filmes, mas o contato com a diversidade, o debate e a formação do senso-crítico.

Nesta quarta-feira, dia 13, às 20h, o público poderá apreciar o longa-metragem nacional "Domésticas", do aclamado diretor Fernando Meirelles em parceria com Nando Olival.

Domésticas é um filme do gênero comédia que nos traz à luz algo mais profundo que a comicidade. Se trata da enfática realidade de cinco empregadas domésticas que, em comum, têm apenas a profissão. Atividade esta que as tribaliza e as homogeneiza – desde a linguagem até os hábitos culturais.

Por serem aquelas que desempenham o serviço que os abastados se negam a fazer, vivem em um universo de preconceitos, desigualdades e invisibilidade. Dificuldades que também fazem parte do cotidiano dos motoboys, porteiros, vigias, lavadores de carros e entregadores de pizza; pessoas que compõem um mesmo mosaico social. As cinco vidas que dão sustentabilidade ao filme, ao final de cada dia, de algum modo, cedem a resignação de algum infortúnio, mas renascem pela manhã, quando uma nova aurora desponta em suas vidas.

Mas "Domésticas" não é uma estória com começo, meio e fim; ou que divida o mundo sob a concepção maniqueísta de bem ou mal. Mostra, mesmo que de modo tendencioso, alguns fragmentos que fazem parte do universo de milhares de brasileiros marginalizados; aqueles ao nosso redor, que nos prestam serviços, mas normalmente esquecemos seus nomes e expressões. Os condenamos a insignificância e os trancafiamos em um mundo inacessível. Isso porque são parte de uma classe social de quem desviamos a câmera e a iluminação. E assim o ciclo continua, interminavelmente....

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto