Postar no X
Amanhã, dia 12, às 20h, o Projeto Mais Cinema vai exibir na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade o filme “Contra Todos”, de Roberto Moreira. A obra que marca a estreia do cineasta é recheada de críticas sociais que desnudam a hipocrisia da sociedade brasileira a partir de uma caricata família de classe média baixa. A entrada é gratuita.
“Contra Todos” apresenta todos os elementos de uma boa história. Na periferia de São Paulo, Teodoro (Giulio Lopes), que tenta preservar uma imagem de homem religioso, interpreta um mercenário e pai de família que bate na filha Soninha (Sílvia Lourenço) e trai a mulher Cláudia (Leona Cavalli) com a companheira de culto Terezinha (Martha Meola). Infeliz com o marido, Cláudia se relaciona com Júlio (Ismael de Araújo). Aos poucos, a verdadeira imagem da família se descortina. A situação sai de controle quando o amante de Cláudia é assassinado. Perturbada, a mulher destrói a casa e abandona tudo. Depois de fugir e se hospedar em um hotel, Cláudia conhece Lindoval (Dionísio Neto), com quem começa a namorar.
Mais uma vez, o plano de felicidade é interrompido quando Lindoval quase morre após ser espancado. Cláudia acredita que o crime é de autoria do ex-marido. Em meio a confusão, Teodoro já havia casado com Terezinha e mandado a filha morar com a avó. Após tantas mudanças, é a vez de Terezinha sentir-se traída ao receber uma fita do marido tendo relações sexuais com a ex-mulher.
Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí