Postar no X
Abrir uma empresa e ter um planejamento que possibilite a boa inserção dessa empresa no mundo dos negócios.
Durante a cerimônia que marcou o término dos cursos, empreendedores e acadêmicos da Fafipa e da Unipar, que participaram do projeto, agradeceram a oportunidade de aprender a desenvolver planos de negócios que podem fazer a diferença para o empresário e manifestaram a satisfação em conhecer caminhos para alcançar o sucesso no empreendedorismo.
O prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, parabenizou os participantes do projeto que chegaram até o final e destacou a importância de iniciativas assim para a formação de empreendedores capacitados que fortaleçam a economia local.
Desta vez participaram pessoas da Vila City, Provopar e Sumaré. Ao todo foram 267 participantes e mais de 90 reuniões até a conclusão das atividades. Segundo informações do Sebrae, em 2005 cinco bairros foram atendidos pelo projeto e 104 pessoas concluíram o curso. No ano passado o projeto chegou a dois bairros e teve um saldo de 37 novos planos de negócio.
A coordenadora do projeto, Maria Esmenia Locchete Varela, disse que bons frutos têm sido colhidos e o envolvimento da comunidade é grande. “Ser empreendedor é para quem tem um sonho. O projeto prepara o empreendedor para enfrentar ameaças e oportunidades e mostra a importância de se construir um plano de negócios. São passos que evitam a mortalidade da empresa por falta de preparo”, esclareceu a coordenadora.
Para a gerente do Sebrae, Andréa Dias, a expectativa com o término do curso é de que o pessoal monte empresas, gerando desenvolvimento para o município e renda para diversas famílias. “É preciso mudar as características e em vez de buscar bons salários, investir em bons empreendimentos e colocar as idéias para funcionar”, ressaltou.
O objetivo do Projeto Bairro Empreendedor é a promoção e o aumento da geração de renda, pela educação empreendedora, com o propósito da construção do desenvolvimento social e econômico sustentável da comunidade. É voltado para desempregados, jovens, estudantes, trabalhadores autônomos, micro e pequenos empreendedores, formais e informais, residentes nos bairros, com interesse em empreender.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí