Postar no X
Muita gente ainda se lembra com nostalgia quando milhares de pessoas ocupavam as calçadas da Rua Manoel Ribas até os anos 1990. Animadas, se apoiavam sobre uma corda para verem as fantasias e as brincadeiras de centenas de foliões.
Veja também: Inscrições abertas para Carnaval Popular 2014
Conheça um pouquinho de história do Carnaval de rua de Paranavaí:
Biga
Em Paranavaí, foliões das décadas de 1970 e 1980 são unânimes em dizer que Chico Venâncio, ex-jogador do Atlético Clube Paranavaí (ACP), mais conhecido como Biga, foi o responsável pela popularização do carnaval de rua. Inspirado nas folias dos grandes centros urbanos, Biga introduziu em Paranavaí a cultura das escolas de samba em 1975. Além disso, não se importava em correr atrás de tudo para garantir um bom carnaval, mesmo que isso lhe custasse meses de trabalho.
Clube da Binidita
O Clube da Binidita surgiu em Paranavaí depois de uma conversa regada a muita cachaça. A ideia foi dos amigos Jacaré e Mineiro que estavam em um bar nas imediações da Praça da Xícara em 1977. O grupo chegou a ter 300 integrantes em 1986, quando se tornou uma escola de samba. Por muitos anos, roubou a cena em muitos carnavais de clube.
Bloco dos Sujos
Criado em 1981 por Dorival Torrente, o Bloco dos Sujos provavelmente é o grupo carnavalesco que se mantém mais fresco na memória dos paranavaienses. Isso porque até os anos 1990 o bloco ainda era a principal atração do carnaval de rua. O diferencial eram os foliões carismáticos e as fantasias cômicas, extravagantes e até mesmo aterradoras. À época, muitos participantes do grupo também aproveitavam para expressar insatisfações com a situação econômica, política e social do Brasil.
Clássicos do Carnaval de Rua da Manoel Ribas
Até os anos 1980, o carnaval celebrado na Rua Manoel Ribas era embalado por clássicos como “Mamãe Eu Quero”, “Você Pensa que Cachaça é Água?”, “Meu Coração é Corinthiano” e “Atirei o Pau no Gato”.
Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí